Apresentação

AVISO – PROVA CANCELADA

Devido à situação pandêmica, todas as provas agendadas para o mês de junho foram canceladas, tal como referido em oficio da Federação Portuguesa de Orientação. Assim, a presente prova também se considera cancelada, por se considerar que o risco para a saúde ainda é elevado.

________________________________________________________________________________

O 22.º Grande Prémio do Regimento de Artilharia Nº4 (RA4) é uma prova de Ori-Trail/Rogaine, constituída por uma única etapa a pontuar para Taça de Portugal de Ori-Trail/Rogaine 2020, decorre sob a responsabilidade da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) e resulta de uma parceria organizativa entre o Regimento de Artilharia Nº 4 (RA4) e o Clube de Orientação do Centro (COC).

A prova realizar-se-á no dia 20 de junho 2020, no mapa da Caranguejeira.

Nesta disciplina da Orientação conjugam-se em harmonia a corrida de Trail e a Orientação, dando assim resposta a quem faz do desporto na natureza o seu passatempo preferido, acrescentando-lhe a cada prova experiências novas e a aventura, assim como o desafio adicional e sempre entusiasmante de passar por postos de controlo com o auxílio de um mapa. Sendo uma prova por equipas, o convívio e a estratégia são uma componente incontornável do Rogaine, estratégia esta muitas vezes decisiva na classificação final.

Muito acessível dada a baixa exigência técnica de orientação, com percursos para participação pedestre ou em BTT, esta é uma prova para todos. Se adicionarmos ao convívio a observação do ambiente natural da área envolvente, estão criadas as condições para passar um dia de eleição.

O evento destina-se à participação dos atletas federados na FPO, mas também aos não federados, em ambas as vertentes, pedestre e de BTT.

As provas disponíveis serão as seguintes:

  • Ori-Trail/Rogaine Pedestre (4 horas) e BTT (3 horas) – escalões de competição;
  • Open Ori-Trail/Rogaine Pedestre e BTT (2 horas) – escalões abertos (prova com o mesmo formato dos escalões de competição);
  • Ori-Trail Pedestre em Linha (aprox. 16Km) – prova de promoção com dificuldade técnica reduzida, destinada a elementos com poucos conhecimentos de técnicas de navegação no terreno, considerável condição física e habituados a caminhar;
  • Mini Ori-Trail Pedestre em Linha (aprox. 3Km) – prova de promoção sem grandes dificuldades técnicas e físicas, adequada às camadas mais jovens, contudo aberta à participação de qualquer escalão etário (sem classificação);
  • Caminhada (aprox. 10Km) – realizada com guia (sem classificação).

Nas provas destinadas a escalões de competição e a escalões abertos em formato de competição (Open) basta um dos elementos da equipa ter conhecimentos de navegação no terreno para conduzir a equipa nesta aventura. Nestes escalões será permitida a participação de atletas individualmente extracompetição.

O Ori-Trail Pedestre em Linha e o Mini Ori-Trail Pedestre em Linha, sendo provas de promoção são menos exigentes técnica e fisicamente e acessível a todos. Haverá fitas colocadas no percurso de forma a facilitar a navegação. Os atletas podem participar individualmente, em pares ou em grupo.

Integrado nas comemorações do Dia do Regimento de Artilharia Nº4, serão premiadas as melhores equipas militares que se inscrevam e participem nos escalões de competição (4 horas) e Open (2 horas) na vertente pedestre.

No final, haverá um lanche, oferecido pelo RA4, durante a cerimónia de entrega de prémios.