Ori-Trail/Rogaine

O Ori-Trail / Rogaine é uma disciplina de orientação, disputada na vertente pedestre e BTT.

Objetivos e modelo de competição 

O objetivo da competição é conseguir a máxima pontuação no tempo limite da prova, visitando um conjunto de pontos de controlo (PCs) a que é atribuída uma determinada pontuação, que varia em função da sua dificuldade (distância, declive, etc.). A pontuação varia entre 3 e 11 pontos (pts). Haverá uma correlação entre esta pontuação e o código do CP: CPs de 31 a 39 serão pontuados com 3 pts; de 40 a 49 com 4 pts e assim sucessivamente.

O conjunto de controlos disponíveis encontram-se assinalados num mapa que abrange uma vasta área e estão colocados em grandes referências (cruzamento de caminhos, cumes, reentrâncias, etc.), a escolha dos itinerários é livre obrigando assim à definição de uma estratégia por parte de cada equipa para somar o máximo possível de pontuação.

15 minutos antes da partida será distribuído, a cada participante, um mapa com todos os postos de controlo, por forma a que a equipa possa delinear a respetiva estratégia antes de iniciar a prova.

Será considerada vencedora, em cada escalão, a equipa que obtiver a maior pontuação. Em caso de empate, o tempo gasto (horas, minutos e segundos) servirá de desempate, caso persista o empate, vence a equipa que tiver visitado maior número de CPs.

A prova tem de terminar até ao tempo limite, que é de 4 horas na vertente pedestre e 3 horas na vertente BTT, para os escalões de competição e 2 horas para os escalões abertos em formato de competição (Open). Para as equipas que ultrapassem o tempo limite da prova, haverá lugar a uma penalização em função do tempo gasto. Por cada minuto haverá a penalização de 1 ponto. Após 30 minutos do tempo limite, a equipa é desclassificada.

Constituição das equipas 

As equipas são compostas por 2 a 5 elementos, bastando um dos elementos da equipa ter conhecimentos de navegação no terreno para conduzir a equipa. As equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas.

Durante a prova os elementos permanecem sempre juntos, sendo permitido uma distância máxima de 20 metros e uma diferença máxima no controlo de cada estação com o SI Card de 1 minuto entre o 1º e o último elemento da equipa.

 

Cada equipa deve ser identificada por uma designação escolhida pela própria.