AVISO
PERCURSO T10 E H/D12 DIA 28 MAIO – DISTÂNCIA LONGA
No domingo dia 28 de maio, dia em que se disputará a distância longa, com o parecer favorável do Supervisor e a competente autorização da Direcção da FPO, os percursos para os escalões T10 e H/D12 terão um formato diferente do habitualmente usado para estes escalões.
A ideia surge por parte do traçador de percursos Tomás Lima e foi pensada por nos parecer poder ser bastante vantajoso para a aprendizagem dos mais novos.
O que se vai implementar será num percurso fitado em toda a sua extensão, que se desvia por vezes dos caminhos para “visitar” elementos diferentes.
Os pontos de controlo encontram-se nos locais habituais para estes percursos – em referência lineares e em locais de decisão.
Para o T10, os pontos são colocados ao longo do percurso fitado, pelo que os atletas não têm de se desviar deste. Para os H/D12, os pontos são colocados no percurso fitado ou ligeiramente afastados (nunca mais de 20m), sendo esta a dificuldade acrescida para os mais velhos.
Pretendemos com esta implementação familiarizar as crianças com diferentes elementos do mapa de orientação e com a progressão fora de caminhos. Esta é até uma forma de aumentar a “aventura” para os mais novos, mantendo-se sempre a segurança do caminho fitado. Como não se trata de escalões de competição, os participantes poderão optar por seguir o caminho fitado na sua totalidade ou “arriscar” fazer a sua navegação entre os pontos de controlo, sempre com referências lineares.
Para melhor ilustrar o que estes escalões encontrarão no domingo dia 28 de maio, deixamos como exemplo duas fotografias de como este tipo de percursos é implementado na Finlândia e é exatamente desta forma que o pretendemos fazer. Um dos excertos diz respeito ao escalão T10, com os pontos ao longo do percurso balizado, e o outro aos escalões H/D12, com os pontos ligeiramente afastados deste.
Com este sistema teremos menos que os 12 pontos de controlo, recomendação constante no regulamento técnico pedagógico, mas acreditamos que o desafio supera o menor número de pontos face ao recomendado.
Importa destacar que o participante não é obrigado a fazer o percurso seguindo sempre o trajeto fitado que existirá desde o triângulo de partida até ao fim, podendo, se assim o entender, seguir no caminho e visitando/controlando os pontos de controle.
Em qualquer das opções de execução do percurso, seguindo o fitado ou o caminho (linha segura), os tempos serão considerados no mesmo formato, ou seja, teremos na mesma tempos e classificação ainda que, como sabemos, estamos perante escalões de índole não competitiva.
Informação Técnica Média (27-05-2023)
Informação Técnica Sprint (27-05-2023)
Informação Técnica Longa (28-05-2023)
ZONAS EMBARGADAS Consulte AQUI
Mapa usado http://Ev2050Coco no PIOM CIMO 2019
Model Event – Média & Longa
Mapa Rachã com produção em 2015 e actualizado último trimestre de 2017
Cartógrafo: Rui Antunes || Escalas 1:7500, 1:10.000 e 1:15.000 || Equidistância: 5 mts
Estacionamento: Será efectuado no interior do mapa cujas coordenadas de acesso ao parking constarão no mapa. Os condutores devem seguir estas instruções da Organização.
Pontos e controlo: Serão colocados no terreno pontos de controlo em 2 áreas distintas do mapa, similares às zonas da Distância Média e Longa.
RACHÃ
Model Event do Sprint
Aldeia que alterna áreas de zona rural aberta e zona urbana pavimentada a paralelos com algum desnível, ruas e escadarias estreitas.
Cartógrafo: Rui Antunes || Escala: 1:4.000 || Equidistância: 2,5 metros
Estacionamento: Será efectuado nas ruas da Aldeia da Meimoa, preferencialmente nas imediações da praia fluvial cujas coordenadas de acesso ao parking constarão no mapa. Os condutores devem seguir estas instruções da Organização.
MEIMOA
Competição – Média & Longa
Terreno
Terreno caracterizado por áreas abertas e semiabertas, com elementos rochosos e detalhes de relevo. Boa progressão e visibilidade. Apresenta algumas vedações e muros em pedras.
Mapa:
Carvalhal elaborado em 2019, ampliado em 2020 e a ser revisto em 2023
Cartógrafo: Rui Antunes
Escalas: Média – 1:7.500 e 1:10.000 || Longa – 1:7.500, 1:10.000 e 1:15.000
Equidistância: 5 metros
Traçadores de percursos: Carlos Monteiro, Duarte Santo e Tomás Lima
CARVALHAL
Estacionamento:
Viaturas ligeiras e Autocaravanas- aproximadamente a 300 metros da arena (5 minutos a pé).
Autocarros – 40.100770, -7.152431, tempo médio para chegar à Arena aproximadamente 30 minutos a pé (cerca de 2,5 kms)
Partidas
Média a cerca de 700 mts da Arena || Longa nas imediações da Arena
Esquema da Arena
(Disponível brevemente)
Competição – Sprint
Terreno
Aldeia do Concelho de Penamacor, com emaranhado de ruas maioritariamente estreitas e pavimentadas em granito, bastantes degraus o que confere algum desnível, apresentando-se no global também muito exigente ao nível técnico obrigando a uma cuidada navegação.
Mapa:
Pedrógão de São Pedro elaborado segundo semestre de 2020, actualizado em 2023
Cartógrafo: Rui Antunes
Escalas: – 1:4.000
Equidistância: 2,5 mts metros
Traçadores de percursos: Tomás Lima
Estacionamentos
Entre 600 a 1.000 mts da Arena
Partidas
Haverá uma pré partida ao minuto -6 na saída da quarentena
Esquema da Arena
(Disponível brevemente)