IPL Orienta

Convidamos toda a comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, as suas famílias e amigos para um dia de confraternização partilha, bem-estar e cooperação numa atividade de Orientação (tipo caça ao tesouro com mapa e pontos para encontrar).

Podem participar no “Politécnico de Leiria Orienta ” , atividade com uma forte componente de estratégia e coesão de equipa, ou no “OriFamília”, uma atividade lúdica de iniciação à modalidade para toda a família incluindo crianças. Existe ainda a possibilidade de participar nas duas situações, após realizar o desafio “Politécnico de Leiria Orienta”, qualquer participante poderá com a sua família e amigos participar no “OriFamília”.

Realiza-se no 08 de Junho de 2019, com início e fim no Jardim de Santo Agostinho (junto ao museu de Leiria), passando por vários pontos da cidade de Leiria, incluindo a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e os serviços centrais do IPL.

O Politécnico de Leiria tem o prazer de se associar à organização da prova de Orientação “Leiria City Race” do Circuito Urbano nacional Portugal City Race 2019 e 21.º Grande Prémio de Orientação do RA4. A organização deste evento é uma parceria com o Clube de Orientação do Centro, os Serviços da Ação Social do Politécnico de Leiria e o Curso de Desporto e Bem-Estar.

Contamos convosco. Tragam a família e amigos e venham desfrutar de Leiria com mapa na mão.

Inscrições Gratuitas e Obrigatórias para: cristiana.maranhao@ipleiria.pt 

(As inscrições tem de ser feitas por uma pessoa com afiliação ao Politécnico de Leiria)

  • Politécnico de Leiria Orienta (Equipas de 2 a 3 elementos com pelo menos um elemento afiliado ao Politécnico de Leiria.)
  • Nome da equipa
  • E-mail e Nº de telemóvel da pessoa de contacto da equipa
  • Nome e data de nascimento de cada um dos participantes e se é ou não filiado ao IPLeiria
  • OriFamília:
  • Nome da família/grupo
  • E-mail e Nº de telemóvel da pessoa de contacto da equipa
  • Nome e data de nascimento de cada um dos participantes e se é ou não filiado ao IPLeiria

Programa

15:00 Abertura do secretariado – a partir desta hora podem recolher o sistema identificação eletrónica

17:05 Instrução Inicial às equipas

17:15 Entrega de mapas para definição de estratégia

17:25 Partida de todas as equipas em simultâneo

17:15 às 19:30 OriFamília

19:15 Limite de tempo “Politécnico de Leiria Orienta”

 Informações dos percursos

O “Politécnico de Leiria Orienta” é um percurso de pontuação (Score 100) onde cada equipa terá de estabelecer uma estratégia de forma a obter a pontuação “100” no tempo máximo de 2 horas. A cada equipa será entregue o mapa de orientação, onde estarão marcados os pontos de partida, de chegada, e vários pontos de controlo em diversos locais da cidade, não sendo indicada nenhuma ordem para os visitar. A cada ponto é atribuída uma pontuação em função do grau de dificuldade, ficando à responsabilidade da equipa a escolha do trajeto e dos pontos de controlo a visitar, gerindo o seu esforço físico e o tempo de prova, adequado aos elementos da equipa. A passagem pelos pontos de controlo será feita por sistema eletrónico que deve ser recolhido com antecedência no secretariado da prova.

 Ori-Família

Existem 4 percursos de iniciação com grau de dificuldade baixo que proporcionam uma integração e aprendizagem progressivas. É indicado para a participação de toda a família e amigos. Podem ainda participar individualmente ou em grupo e fazer mais que um percurso.

  • AEIOU nível básico e introdutório
  • ABC similar ao anterior, normalmente um pouco mais extenso
  • DESAFIO os pontos de controlo são maioritariamente colocados em referências lineares (caminhos ou cruzamento de caminhos) ou em detalhes de relevo ou objetos muito perto de caminhos.
  • AVENTURA idêntico ao anterior com mais mudanças de direção.

Dos quatro percursos existentes, o AEIUO e ABC, são extremamente recomendados para crianças, onde a identificação dos pontos de controlo se faz pela colocação de bonecos no ponto de controlo e no respetivo cartão de controlo.

No início de cada atividade o COC dá uma instrução inicial a todos os participantes e têm à sua disposição sócios ou habituais praticantes que acompanham os grupos/famílias quando estas realizarem os seus percursos, de modo a poderem ir explicando a modalidade na sua essência e nos seus diversos aspetos (mapa, bússola, ponto de controlo, estaca, azimute, etc.).