Convidamos toda a comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, as suas famílias e amigos para um dia de confraternização partilha, bem-estar e cooperação numa atividade de Orientação (tipo caça ao tesouro com mapa e pontos para encontrar).
Podem participar no “Politécnico de Leiria Orienta ” , atividade com uma forte componente de estratégia e coesão de equipa, ou no “OriFamília”, uma atividade lúdica de iniciação à modalidade para toda a família incluindo crianças. Existe ainda a possibilidade de participar nas duas situações, após realizar o desafio “Politécnico de Leiria Orienta”, qualquer participante poderá com a sua família e amigos participar no “OriFamília”.
Realiza-se no 08 de Junho de 2019, com início e fim no Jardim de Santo Agostinho (junto ao museu de Leiria), passando por vários pontos da cidade de Leiria, incluindo a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) e os serviços centrais do IPL.
O Politécnico de Leiria tem o prazer de se associar à organização da prova de Orientação “Leiria City Race” do Circuito Urbano nacional Portugal City Race 2019 e 21.º Grande Prémio de Orientação do RA4. A organização deste evento é uma parceria com o Clube de Orientação do Centro, os Serviços da Ação Social do Politécnico de Leiria e o Curso de Desporto e Bem-Estar.
Contamos convosco. Tragam a família e amigos e venham desfrutar de Leiria com mapa na mão.
Inscrições Gratuitas e Obrigatórias para: cristiana.maranhao@ipleiria.pt
(As inscrições tem de ser feitas por uma pessoa com afiliação ao Politécnico de Leiria)
- Politécnico de Leiria Orienta (Equipas de 2 a 3 elementos com pelo menos um elemento afiliado ao Politécnico de Leiria.)
- Nome da equipa
- E-mail e Nº de telemóvel da pessoa de contacto da equipa
- Nome e data de nascimento de cada um dos participantes e se é ou não filiado ao IPLeiria
- OriFamília:
- Nome da família/grupo
- E-mail e Nº de telemóvel da pessoa de contacto da equipa
- Nome e data de nascimento de cada um dos participantes e se é ou não filiado ao IPLeiria
Programa
15:00 Abertura do secretariado – a partir desta hora podem recolher o sistema identificação eletrónica
17:05 Instrução Inicial às equipas
17:15 Entrega de mapas para definição de estratégia
17:25 Partida de todas as equipas em simultâneo
17:15 às 19:30 OriFamília
19:15 Limite de tempo “Politécnico de Leiria Orienta”
INFORMAÇÕES DOS PERCURSOS
O “Politécnico de Leiria Orienta” é um percurso de pontuação (Score 100) onde cada equipa terá de estabelecer uma estratégia de forma a obter a pontuação “100” no tempo máximo de 2 horas. A cada equipa será entregue o mapa de orientação, onde estarão marcados os pontos de partida, de chegada, e vários pontos de controlo em diversos locais da cidade, não sendo indicada nenhuma ordem para os visitar. A cada ponto é atribuída uma pontuação em função do grau de dificuldade, ficando à responsabilidade da equipa a escolha do trajeto e dos pontos de controlo a visitar, gerindo o seu esforço físico e o tempo de prova, adequado aos elementos da equipa. A passagem pelos pontos de controlo será feita por sistema eletrónico que deve ser recolhido com antecedência no secretariado da prova.
Regras:
- Equipas de 2 e/ou 3 elementos;
- Um mapa por participante;
- Um Si Card – SportIdent por equipa (sistema eletrónico de controlo de prova) à passagem nos pontos de controlo a equipa terá que inserir o SI Card numa estação eletrónica, que tem o código do ponto de controlo correspondente ao indicado no mapa, que irá fazer um sinal sonoro e luminoso;
- Todas as equipas terão que completar a pontuação 100, no menor tempo possível (máximo 01h30min). Cabe a cada equipa a definir a sua estratégia para atingir os objetivos a que se propõem;
- Serão desclassificadas as equipas que pontuem a cima de 100 pontos ou que excedam o tempo definido (01h30min);
- Em caso de pontuação inferior a 100 pontos, a equipa será incluída na tabela de classificação de acordo com a respetiva pontuação;
- As equipas partem todas em simultaneo;
- A prova só irá ser contabilizada como terminada quando todos os elementos da equipa chegarem juntos à estação “Finish”, entregando o seu SI Card e recolhendo o seu tempo de prova e respetiva pontuação;
- A classificação será efetuada pelo somatório de pontos e pelo tempo gasto, em caso de empate de pontuação, ganha a equipa que tiver o menor tempo de prova;
- As normas de segurança são regras da prova: O trânsito não ira estar cortado, por isso circular com precaução na via pública, tendo atenção aos veículos em circulação ou que estejam estacionados, bem como o bem-estar da população;Ter o nº de contacto em situação de emergência (no mapa)
Ori-Família
Dos quatro percursos existentes, o AEIUO e ABC, são extremamente recomendados para crianças, onde a identificação dos pontos de controlo se faz pela correspondência entre os bonecos que se encontram no ponto de controlo e no respetivo cartão de controlo.
- AEIOU nível básico e introdutório
- ABC similar ao anterior, normalmente um pouco mais extenso
- DESAFIO os pontos de controlo são maioritariamente colocados em referências lineares (caminhos ou cruzamento de caminhos) ou em detalhes de relevo ou objetos muito perto de caminhos.
- AVENTURA idêntico ao anterior com mais mudanças de direção.
Dos quatro percursos existentes, o AEIUO e ABC, são extremamente recomendados para crianças, onde a identificação dos pontos de controlo se faz pela colocação de bonecos no ponto de controlo e no respetivo cartão de controlo.
No início de cada atividade o COC dá uma instrução inicial a todos os participantes e têm à sua disposição sócios ou habituais praticantes que acompanham os grupos/famílias quando estas realizarem os seus percursos, de modo a poderem ir explicando a modalidade na sua essência e nos seus diversos aspetos (mapa, bússola, ponto de controlo, estaca, azimute, etc.).
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS
Automatização do gesto:
- Dobrar o mapa, ficando visível apenas a zona do percurso útil para a navegação.
- Localização e Orientação do Mapa através dos pontos de referência
- Visualizar três pontos característicos da paisagem.
- Localizar no mapa esses pontos característicos.
- Colocar o mapa à nossa frente.
- Rodar o mapa, até que os pontos característicos do mapa e do terreno coincidam, isto é, fiquem na mesma direção.
- Técnica (Regra) do polegar: Quando agarramos o mapa, o dedo polegar aponta para o local onde estamos e os restantes ficam por baixo do mapa. Sempre que nos deslocamos o polegar deve acompanhar no mapa os movimentos efetuados, indicando-nos a nossa localização.
Segurança
Em caso de engano, desorientação ou de estar perdido:
- Orientar o mapa com o terreno;
- Voltar ao ponto anterior;
- Encontrar um caminho/carreiro;
- Pedir ajuda aos monitores mais próximos;
Não sair da área da prova, conhecendo os limites estabelecidos:
- Antes de iniciar a prova, saber quais os limites da mesma (estradas, rios, caminhos);
- Quando se aproximar de um dos limites, não ultrapassá-lo, pois já se encontra fora da área de prova;
Em caso de dificuldade, de estarem muito perdidos ou acidente:
- Tirar dúvidas, pedir ajuda a colega;
- Dirigir-se à organização da atividade;
- Pedir ajuda a outras pessoas que estejam próximas;
- Casos graves ligar para o nº de emergência indicado no mapa ou, em casos de emergência médica, para as linhas de socorro nacionais
Quando terminar todos os pontos do percurso deve informar organização, mesmo em caso de desistência.