Informação
- Programa
25 abril 2025
9h00 – Abertura do secretariado (Arena do LIOM CIMO 2025)
9h30 – Abertura da quarentena
9h45 – Partida dos 1ºs atletas
10h00 – Fecho da quarentena
17h45 – Entrega de prémios (Arena)
- Organizadores
Diretor do Evento – José Bolrão
Supervisor FPO – Jorge Baltazar
Cartografia – Alexandre Reis
Traçador Percursos – Alexandre Reis
Impressão Mapas – Carlos Lisboa – RGB
- Localização
Estacionamento – o mesmo da prova pedestre 40.413077, -7.104034
Percurso até ao início da prova estará balizado a partir da arena (500 m).
- Descrição do Terreno
Terreno com imensos pormenores rochosos e alguns bosques.
- Mapa
Escala: 1/4000
Equidistância: 2,5 m
Cartografia: ISSprom 2019-2
Diâmetro dos círculos dos mapas de prova: 6cm
- Percurso
Nº de estações: 5
Nº de desafios por estação: 5
Distância total do percurso: 350m
Tolerância para resposta Z (zero): 4m
Da partida até à 1ª estação e entre estações os atletas devem seguir as indicações da organização e os locais de paragem.
No final do percurso o atleta regressa pelo caminho da prova não podendo interagir com os atletas que aguardam a realização do seu percurso. Apela-se ao fair-play!
- Acessibilidade
Percurso em estrada de alcatrão e terra batida com piso regular e pouco inclinado
- Procedimento da prova
Por forma a agilizar o fluxo da prova e reduzir os recursos humanos, o procedimento de execução das estações cronometradas será simplificado:
- O atleta dirige-se até ao ponto de espera da estação que está identificado por uma placa.
- Um elemento da organização acompanhará o atleta até à estação com o auxílio de um chapéu de chuva.
- Assim que chegue à estação, o atleta deverá escolher o conjunto de mapas (livro ou folhas soltas) e indicar se vai falar (Alfabeto Fonético) ou apontar (numa tábua de madeira).
- Logo depois um elemento da organização mostra as 6 balizas da estação e o tempo começa.
- Depois de realizados os desafios, um elemento da organização copia as respostas para o cartão do atleta e dá indicações de como se dirigir para a estação seguinte.
- Reclamações
- Local – Chegada
- Tempo limite
- Problemas técnicos – 15 minutos receção das soluções
- Erros de classificação – 15 minutos após fixação dos resultados provisórios