Sejam bem-vindos ao PIOM – Penamacor Internacional Orieentering Meeting desta feita será também CIMO 2019, Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre de 2019.
É com grande empenho, orgulho e sentido de responsabilidade que o COC – Clube de Orientação do Centro se candidatou para levar a cabo este grande desafio organizativo e trazer mais um evento internacional de Orientação a Penamacor.
Daqui sairão os Campeões Ibéricos de 2019, que serão apurados pela soma de pontos conquistados em cada uma das 3 etapas que constituem o Campeonato Ibérico, nomeadamente nas distâncias de Sprint, Média e Longa.
Os títulos ibéricos masculinos serão atribuídos desde o escalão Homens 14 ao Homens 75.
Presidente da Camara Municipal de Penamacor
Penamacor vai voltar a receber uma prova internacional de orientação. Desde que foi formalizada a parceria entre a Câmara Municipal e o COC – Clube de Orientação do Centro, há cerca de quatro anos, com a organização do PORTUGAL “O” MEETING 2016, que temos procurado afirmar Penamacor como um destino europeu da modalidade. Tendo em conta a dimensão e a qualidade dos eventos em causa e o número de participantes inscritos, que ascendeu a sete centenas, no PIOM 2018 – Penamacor International Orienteering Meeting, não hesitamos em reforçar e consolidar esta parceria. Com a organização conjunta do Município com o COC do Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre “Terras do Lince”, pretendemos colocar cada vez mais Penamacor no mapa da modalidade e reforçá-lo como um destino de referência para atletas nacionais e internacionais, que aqui encontram excelentes condições para competir e treinar durante todo o ano. Estando Penamacor na zona fronteiriça com Espanha, a organização deste Campeonato Ibérico Masculino ganha redobrada importância, apresentando-se a prova como um notável cartão de visita do concelho.
Quanto ao resto, não tenho dúvidas em repetir que o concelho de Penamacor, situado no centro raiano de Portugal, é uma terra de gente boa e hospitaleira. As suas aldeias, notas coloridas inseridas no património natural, preservam muito do pitoresco e encanto que o tempo e a história conferem aos lugares. A vila de Penamacor, com mais de oito séculos de existência, é quase tão antiga quanto a própria nação portuguesa. O seu castelo medieval e as suas igrejas, as suas ruelas e casario estendido pelas encostas parecem saídos de um autêntico postal ilustrado. O cenário é fantástico! Aguardamos-vos para o Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre “Terras do Lince”!
António Luis Beites
Presidente da Câmara Municipal de Penamacor
Presidente do COC
Depois do POM 2016 e do PIOM-WRE 2018, o COC volta a Penamacor em 2019 para a realização de mais um grande evento internacional de Orientação Pedestre, desta feita o Campeonato Ibérico Masculino, PIOM-CIMO2019.
A excelente parceria com a Câmara Municipal, o apoio da Federação Portuguesa de Orientação e a vontade do COC querer sempre fazer mais e melhor permite-nos perspectivar mais uma competição de qualidade. O COC já está a trabalhar a nível da cartografia, da estratégia e do planeamento do evento para garantir que tudo estará perfeitamente alinhado em Setembro de 2019. Toda a família orientista, desportistas e população em geral, estão convidados a participar, competindo ou simplesmente desfrutando da beleza desta terra e do saber bem receber das gentes de Penamacor. Contamos convosco.
Bem hajam
José Bolrão
Presidente do Clube de Orientação do Centro
Presidente da FPO
Após os sucessos organizativos em 2016, com o Portugal ‘O’ Meeting, e em 2018 com um evento a contar para o Ranking Mundial, volta o Clube de Orientação do Centro a Penamacor para mais uma organização que certamente será de sucesso – Campeonato Ibérico Masculino de Orientação Pedestre.
De facto, a qualidade organizativa que o COC sempre demonstrou aliada à qualidade técnica natural dos terrenos de Penamacor garantem desde logo um evento que irá ao encontro das maiores exigências nesta modalidade sejam elas de índole competitiva ou de lazer.
Por outro lado o sempre presente apoio das entidades locais, o bem receber das gentes desta vila com mais de oito séculos de existência com tradições quer culturais quer gastronómicas de excelência irão tornar este evento em mais um sucesso que certamente perdurará.
António Amador
Presidente da Federação Portuguesa de Orientação